sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Miramax chega ao fim


A notícia pegou todo mundo de surpresa. O estúdio Miramax encerrou suas operações no dia 28 de janeiro, após 31 anos de funcionamento. A razão maior da surpresa é que não se sabe exatamente os motivos do encerramento da companhia. Ao que consta, não houve nenhum fracasso retumbante em suas produções recentes, pelo menos nada que fizesse abalar as estruturas da produtora. Talvez, enfim, seja algum problema de maior relevância, ou, quem sabe, conflitos internos entre os irmãos Bob e Harvey Weinstein, fundadores da Miramax. Breve as verdadeiras razões do fechamento das portas serão revelados. Enquanto isto, fica o lamento dos cinéfilos que sempre tiveram os estúdios em conta como uma ilha de resistência do cinema independente e autoral em Hollywood (pelos o quanto independente e autoral pode ser um estúdio em meio às majors que dominam o mercado). Miramax daqui pra frente ficará na memória como a empresa que apostou em Quentin Tarantino e deu ao mundo Pulp Fiction, e acreditou em cineastas como Anthony Minghella, Gus Van Sant e Peter Jackson.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brasil fora do Oscar. De novo

Pois é. Mais um ano que o Brasil não conquista uma vaga entre os selecionados ao Oscar de Filme Estrangeiro. A Academia divulgou os 9 títulos que seguem na disputa por uma das 5 vagas dos finalistas. E o brasileiro Salve Geral ficou de fora. Houve quem criticasse (muita gente, aliás) a escolha do filme de Sérgio Rezende como o nosso melhor produto “oscarizável”, a exemplo da indicação de Última Parada 174 de Bruno Barreto no ano passado. Resumo da ópera: se quisermos ter uma produção realmente com chances de conquistar uma indicação, os critérios internos de escolha deverão ser repensados e as “panelinhas” devem ser eliminadas.

Os títulos que disputam as 5 vagas para o Oscar de Filme Estrangeiro de 2010 são:
O Segredo dos Seus Olhos, de Juan Campanella (Argentina)
Samson & Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)
The World Is Big and Salvation Lurks around the Corner, de Stephan Komandarev (Bulgária)
O Profeta, de Jacques Audiard (França)
A Fita Branca, de Michael Haneke (Alemanha)
Ajami, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel)
Kelin, de Ermek Tursunov (Cazaquistao)
Winter in Wartime, de Martin Koolhoven (Holanda)
A Teta Assustada, de Claudia Llosa (Peru)

Webb cai na teia do Aranha


Não anda fácil a vida do Homem-Aranha. A primeira surpresa foi a notícia da saída do diretor Sam Raimi e do ator Tobey Maguire da franquia. Ok. Dá pra entender que essas coisas acontecem. Mas, a surpresa maior ainda estava por vir. O nome do diretor escolhido para tocar a série adiante não deixa de ser surpreendente. O novo comandante dos filmes do Homem-Aranha foi anunciado pela Sony e a Marvel: Marc Webb.
Para quem não está ligando o nome à pessoa vale lembrar que o cara é o diretor da comédia romântica 500 Dias com Ela. Marc Webb se revelou como diretor de videoclipes e fez seu debut no cinema justamente com esse filme. Ou seja, o realizador ainda é uma aposta dos estúdios. No entanto, se examinarmos por outro ângulo, a escolha parece coerente, na medida em que os produtores pretendem dar um “novo início” à saga do Homem-Aranha. A idéia é dar uma cara nova ao herói e para tanto as propostas do novíssimo diretor foram bem aceitas. Então, o jeito é esperar pra ver. O quarto título do Homem-Aranha estréia apenas em 2012.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Globo de Ouro 2010

Os vencedores do Globo de Ouro 2010 na categoria Cinema:

Melhor Animação
Up - Altas Aventuras


Melhor Canção Original
"The Weary Kind", de T-Bone Burnett e Ryan Bingham (Crazy Heart)


Melhor Trilha Sonora
Up - Altas Aventuras, de Michael Giacchino


Melhor Filme Estrangeiro
A Fita Branca (Alemanha)


Homenagem do Ano
Martin Scorsese, pelo conjunto da carreira


Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
Meryl Streep (Julie & Julia)


Melhor Ator (Comédia ou Musical)
Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes)


Melhor Filme (Comédia ou Musical)
Se Beber, Não Case


Melhor Atriz Coadjuvante
Mo´Nique (Preciosa)


Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)


Melhor Roteiro
Jason Reitman e Sheldon Turner (Amor sem Escalas)


Melhor Atriz (Drama)
Sandra Bullock (Lado Cego)


Melhor Ator (Drama)
Jeff Bridges (Crazy Heart)


Melhor Diretor
James Cameron (Avatar)


Melhor Filme (Drama)
Avatar (James Cameron)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lula quase lá


Nunca antes na história desse país um filme nacional com um potencial tão grande de bilheteria estreou tão mal de público. Pelo menos é isto que os números de Lula, O Filho do Brasil estão apontando até o momento. As bilheterias não estão refletindo a (natural) expectativa gerada pela produção. O fato é que o filme não “pegou”. Definitivamente não estamos diante de outro grande fenômeno como Dois Filhos de Francisco, onde, aliás, a cinebiografia de Lula buscou sua inspiração popular. Mas faltou a liga. O povão ainda não embarcou nessa viagem. Pode ser que ali adiante a produção caia no gosto das massas. E movimentos para isto não faltam, entre eles a adoção de “meia-entrada” para trabalhadores. Se isto não garante a renda esperada (na medida em que reduz o potencial da receita), pelo menos salva as estatísticas de público assistente. A alegação de que o filme foi excessivamente bombardeado pela crítica antes da estréia não serve de desculpa. O povão não lê jornal, a exemplo do presidente Lula, conforme ele próprio declarou.

O Cine Guia PREVIEW está em festa.
17 de dezembro de 2009 - 1 ano do newsletter
09 de janeiro de 2010 - 1 ano do blog

Muito obrigado a todos leitores que acompanham nossa trajetória.