quarta-feira, 21 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010

Cacá Diégues revisita favelas


O 63º Festival de Cannes, que acontece de 12 a 23 de maio, tem presença brasileira na programação oficial. Presença dupla, aliás. Cacá Diégues é o responsável por esta dobradinha verde-amarela. Ele aparece como produtor do filme 5 Vezes Favela – Agora Por Nós Mesmos, que será exibido em sessões especiais, e também marca presença como jurado da Cinéfondation, um certame para curtas de novos diretores.

O longa 5 Vezes Favela - Agora por Nós Mesmos, é composto de cinco episódios dirigidos por jovens realizadores, moradores de favelas da cidade do Rio de Janeiro. A produção será lançada no Brasil em maio.

O título do filme remete a um clássico da cinematografia brasileira. Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme Cinco Vezes Favela, produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Dirigido por Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges, Cinco Vezes Favela se tornou um marco do cinema moderno brasileiro, um dos filmes fundadores do movimento cinematográfico que conquistaria o Brasil e o mundo, o Cinema Novo. Quase 50 anos depois Cacá Diégues participa desta nova produção, que, sob certos aspectos, pode ser encarada como uma espécie de continuação, que lança um novo olhar sobre a vida nas favelas brasileiras.

quarta-feira, 7 de abril de 2010